quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tempo Comum




No decorrer do ano nós, católicos, vamos passando por seis tempos litúrgicos que nos relembram os passos de Jesus. São eles: Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascal e Tempo Comum. Muitos de nós deixamos que eles passem despercebidos e não entendemos o verdadeiro sentido de cada um.

Acabamos de entrar novamente no TEMPO COMUM. Ao todo são 34 semanas e este tempo é dividido em duas partes:
A primeira compreende do Natal até à Quaresma . Inicia-se na segunda-feira após o Batismo de Jesus e vai até a véspera da quarta-feira de cinzas. Neste período vivemos a esperança e a escuta da palavra, onde, principalmente aos domingos, meditamos sobre os ensinamentos e compreendemos onde anunciar o Reino de Deus.  
Já a segunda fica entre o Tempo Pascal e o Advento. Começa na segunda feira após Pentecostes e vai até a véspera do 1º domingo do Advento. Neste tempo busca-se a vivência do Reino, ou seja, é hora de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido na primeira parte do tempo.
A cor que rege todas as semanas é a verde, que representa a Esperança da Vida Eterna e o crescimento.

Muitos acham que é um tempo vazio por ser um período sem grandes acontecimentos. Contudo é um tempo que nos mostra que Deus se faz presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.

"O Tempo comum não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino." (CNBB - Documento 43, 132).


Larissa Capito

*Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo*

Nenhum comentário:

Postar um comentário